ENSINO NAS HORAS DIFÍCEIS: Inclusão Hospitalar
Lecionar para estudantes internados exige preparo psicológico .
obrigação esta na lei .
Em 1996,a lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional deu inicio á formalização do funcionamento das classes hospitalares,determinando aos governos "garantir atendimento educacional especializado gratuito aos educando com necessidades especiais ,preferencialmente na rede regular " .
Em 2001,o conselho nacional de Educação ,no artigo 13º da Resolução nº 2, tratou da obrigatoriedade do sistema e utilizou ,pela primeira vez,a nomenclatura ''classe hospitalar '.
Desde então,ficou definido que "'os sistemas de ensino ,mediante ação integrada com os sistema de saúde ,devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentaras aulas em razão de tratamento de saúde `que implique internação hospitalar
atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicilio'.
Com base nas regras anteriores ,a Secretaria de Educação especial do MEC elaborou em 2002 os termos reguladores que detalham o trabalho dentro das unidades de saúde . Cabe aos Estados e Municípios adaptar essa legislação Nacional e traçar orientações especificas para cada rede de ensino .
De acordo com a revista nova escola março de 2009,
Diz que ate mesmo MEC reconhece a dificuldade que há carências graves pelo país - são 850 hospitais oferecendo o atendimento em um universo de quase 8 mil unidades .
Alem disso ,ha o deficit de profissionais para atuar do 6°ao 9° .
Em muitos lugares o voluntario atua no lugar do educador .
Realmente a Pedagogia Hospitalar e um trabalho que querer um carinho especial porque a criança já esta emocionalmente abalado e as aulas vao servir para aumentar sua auto-estima
ResponderExcluirRealmente a Pedagogia Hospitalar e um trabalho que querer um carinho especial porque a criança já esta emocionalmente abalado e as aulas vao servir para aumentar sua auto-estima
ResponderExcluirO pedagogo tem que ter um preparo psicologoco para lidar nao so com o aluno mas tambem com seus familiares pois ambos presisa de apoio para que acriança enfrete esta cituaçao sem maiores complicaçoes e sem ter um atraso no seu curriculo escolar ,
ResponderExcluirMeninas,
ResponderExcluirConcordo com as postagens de vocês, mas era muito bom que conseguíssem relacionar o tema em questão com o que temos estudado em nossa disciplina.